Diversos famosos já relataram alguns sintomas da Síndrome de Parkinson, e outros até viveram com a doença, que é um distúrbio do sistema nervoso central que afeta o movimento dos braços e pernas, muitas vezes incluindo tremores, até o último dia de vida.
Uma das principais atrações do Rock in Rio, o cantor Djavan se tornou assunto após ter surgido rumores de que teria sido diagnosticado com a doença após apresentar sinais que são semelhantes aos sintomas, durante seus shows, mas desmentiu.
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
Abaixo, o Observatório dos Famosos preparou uma lista que reúne famosos que sofrem ou já morreram com Parkinson. Confira:
Renata Capucci
A jornalista e repórter do Fantástico contou que foi diagnosticada com a doença de Parkinson. Em entrevista ao podcast ‘Isso é Fantástico’, ela contou sobre os sintomas que a fizeram descobrir o quadro.
“Chegou a minha vez de me libertar. Porque viver com esse segredo é ruim. Você se sente vivendo uma vida fake, porque parte de você é de um jeito e você fica escondendo a outra parte de outras pessoas, no meu caso, a maioria das pessoas, porque eu sou uma pessoa pública. Eu fui diagnosticada com doença de Parkinson em outubro de 2018, quando eu tinha 45 anos. Hoje, eu tenho 49”, contou.
Michael J. Fox
O ator, de 61 anos, descobriu a doença há cerca de três décadas. Em entrevista ao podcast ‘Working It Out’, ele disse que lembrar as falas se tornou a coisa mais difícil desde que ele foi diagnosticado, e que passou a não aceitar propostas em projetos com muitas falas. “Não consigo me lembrar de cinco páginas de diálogo”, disse ele.
Eduardo Dussek
O ator, conhecido pela novela I Love Paraisópolis (2015), descobriu o mal de Parkinson há mais de uma década. “Em alguns momentos, minhas mãos tremem, mas na maioria das vezes a doença é controlada. Isso não me impede de trabalhar. Quero ajudar as pessoas a lidar com o problema. Pelas leis naturais, eu nem estaria mais trabalhando”, disse ele, em entrevista à revista Quem, em 2015.
Paulo José
O ator havia descoberto a doença por volta de 1993. Em entrevista à revista Época, ele afirmou que a doença não aparecia visualmente nos exames, mas os sintomas se tornavam mais fortes e que, a descoberta foi a parte mais fácil, comparada a outras doenças. Mesmo com a doença, Paulo José dirigiu dez peças e participou de 19 filmes. Ele morreu em 11 de agosto de 2021, em decorrência de uma pneumonia, aos 84 anos.
Papa João Paulo II
O líder religioso enfrentou a doença, e em sua fase final de vida, os tremores se tornaram ainda mais notórios, mesmo diante das diversas tentativas dele em esconder a condição. Segundo a mídia, ele ainda recusava tratamento médico. Ele morreu em 2 de abril de 2005, devido à sua saúde débil e o agravamento do Parkinson, aos 84 anos.
VEJA MAIS: Confira quais famosos já foram diagnosticados com síndrome de Burnout