É indispensável destacar o impacto causado pelo K-Pop na indústria fonográfica mundial ao longo dos últimos anos. O gênero musical, que se refere ao tipo de música pop produzida na Coreia do Sul, arrasta milhares de fãs nos quatro cantos do mundo.
+ Além de Anitta: veja mais artistas brasileiros que emplacaram hit no Spotify Global em 2023
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
Ao longo de 2023, houveram o lançamento de diversos videoclipes, de artistas solistas a grupos que se destacaram no cenário, pela produção de projetos musicais inéditos e responsáveis pela quebra de diversos recordes nas plataformas de streaming, como Spotify e o YouTube.
Apesar dos destaques inéditos, o grande público também reproduziu clipes de outros artistas nos últimos anos. Sabendo disto, o Observatório dos Famosos reuniu uma lista que reúne os 10 clipes de K-pop mais assistidos pelo público no YouTube, ao longo de 2023. Confira abaixo:
1. JISOO – ‘FLOWER’
A integrante do BLACKPINK, que é formado por ela, Rosé, Lisa e Jennie, finalmente lançou seu primeiro projeto como solista, e debutou seu projeto de duas faixas inéditas, intitulado ME. O clipe da canção de K-Pop, que foi lançado em março de 2023, acumulou mais de 445 milhões de visualizações no YouTube.
2. PSY – ‘GANGNAM STYLE’
O icônico clipe do sul-coreano Psy, até hoje segue na memória do público nos quatro cantos do mundo. Lançado em 2012, o hit global alcançou mais de 354 milhões de visualizações em 2023. No total, o clipe possui mais de 4,9 bilhões.
3. Jungkook ft. Latto – ‘Seven’
Com o hiato do BTS em virtude do serviço militar obrigatório na Coreia do Sul entre alguns dos integrantes do grupo, Jungkook quebrou recordes com seus projetos musicais, e emplacou a canção em parceria com a rapper Latto, no topo das paradas, e com mais de 310 milhões de views em seu clipe, no YouTube.
4. BLACKPINK – ‘Pink Venom’
Embora tendo sido lançado em agosto de 2022, o clipe da canção que foi carro-chefe do segundo disco da girlband continua sendo bem assistido pelo público. Ao longo deste ano, o BLACKPINK finalizou a ‘Born Pink World Tour’, em setembro, após passagens pela América do Norte, Ásia, Oceania e Europa. Em 2023, o clipe somou mais de 291 milhões de views.
5. (G)I-DLE – ‘Queencard’
A girlband de K-Pop, que se destacou em 2023, lançou o clipe da canção, que fez parte do álbum I Feel, lançado em maio deste ano. O vídeo, por sua vez, obteve mais de 283 milhões de visualizações desde seu lançamento.
6. BLACKPINK – ‘Shut Down’
De 2022, o segundo single do disco mais recente do BLACKPINK ganhou mais de 268 milhões de visualizações este ano. No total, o clipe possui mais de 566 milhões.
7. NewJeans – ‘OMG’
O grupo de Minji, Hanni, Danielle, Haerin e Hyein, que foi lançado no ano passado, mal chegou e já quebrou diversos recordes na indústria. O clipe de ‘OMG’ já soma mais de 199 milhões de visualizações.
8. IVE – ‘I Am’
Desde que debutaram, em 2021, a girlband de K-Pop formada por Yujin, Gaeul, Rei, Wonyoung, Liz e Leeseo, têm conquistado feitos inéditos. ‘I Am’ acumulou mais de 197 milhões de reproduções em 2023.
9. BLACKPINK – ‘Kill This Love’
Comprovando o impacto da girlband da indústria, BLACKPINK emplacou o clipe lançado em 2019 entre os dez mais mais assistidos pelo público em 2023. Com quase 2 bilhões de visualizações, o clipe obteve mais de 190 milhões nos últimos 12 meses.
10. Stray Kids – ‘S-Class’
A boyband, que é formada por Bang Chan, Changbin, Han, Lee Know, Hyunjin, Felix, Seungmin e I.N, lançou a canção, que foi eleita a melhor canção de K-Pop do ano no VMA 2023. No total, o clipe já foi visto cerca de 164 milhões de vezes.
VEJA MAIS: Veja os artistas que foram a revelação da música brasileira em 2023