A atriz Zezeh Barbosa, conhecida por diversos papéis nas novelas da Globo, recentemente se tornou assunto nas redes sociais após ter sido viralizado cenas da sua personagem em A Lua Me Disse (2005), escrita por Miguel Falabella, onde negava o fato de ser negra e ofendiam outras personagens da mesma cor.
Em entrevista ao site Heloísa Tolipan, a artista explicou sobre a proposta que o autor do folhetim tentava passar. “A meu ver, infelizmente, e por muito tempo, [Miguel] Falabella foi muito mal compreendido. Eu nunca diria que ele é racista, pelo contrário, ele é muito consciente. Miguel não abre mão de um elenco negro. Erraram muito com ele”, disse.
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
+ Ex-BBB rompe o silêncio e denuncia assédio sexual no meio artístico
Sobre os diversos termos racistas que eram utilizados com frequência nas produções no passado, a atriz, que está de volta às telinhas em Fuzuê, próxima novela das sete, apontou sobre a problemática.
“Jamais pensaríamos em destruir o amor próprio de ninguém. Estávamos falando de duas mulheres ridículas – Whitney [interpretada por Mary Sheyla] e Latoya – sem noção da própria raça e origem e que não se aceitavam. Usávamos, inclusive, termos que os próprios racistas usavam. De uns anos pra cá as coisas têm evoluído”, pontuou Zezeh Barbosa.
VEJA MAIS: Ex-ator da Globo diz que não pode mais fazer sexo e expõe motivo: “Piu-piu deitou e dormiu”