PUBLIEDITORIAL

Influencer Luana Targino sofreu bullying e depressão; Hoje compartilha dicas de superação no Instagram

Natural da cidade de Recife, estado de Pernambuco, sempre gostou de moda, make e fotos

Publicado em 10/01/2022 16:06
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Enquanto a maioria das garotas da sua idade ainda pensava se seriam enfermeiras, professoras, astronautas ou engenheiras quando chegassem na vida adulta, Luana Marina Santos Targino Soares, ou simplesmente Luana Targino, aos 16 anos, já tinha o objetivo de ser independente ganhando o próprio dinheiro e conquistando sua liberdade.

Entre querer, poder e conseguir existe um caminho para percorrer. O dela não foi nada fácil. Trabalhou como atendente de loja, recepcionista e até entregou panfletos em um sinal de trânsito em troca de um pagamento de trinta reais por dia. “Muitas pessoas teriam vergonha de falar isso, mas eu tenho orgulho porque era a minha vontade de independência que não me fazia desistir, além de poder ajudar minha mãe no aluguel e nas contas de casa”, conta Luana.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Natural da cidade de Recife, estado de Pernambuco, sempre gostou de moda, make e fotos. Compartilhava no Facebook, na época ainda não existia o Instagram, o look do dia, os treinos e a sua rotina. A estratégia chamou a atenção de lojistas da cidade de Garanhuns, interior de Pernambuco, onde morava. Foi assim que Luana começou fazer o que chamam hoje de “Publi”, indicando e divulgando lojas e produtos parceiros no Facebook.

Talvez por se tratar de uma cidade pequena suas atividades não eram vistas com bons olhos. Sofria julgamento e diziam que era metida, projeto de modelo, garota de vida fácil e coisas piores. Mas apesar de tudo seguia em frente mesmo triste com tantas ofensas gratuitas e sem fundamento. Criou um perfil no Instagram e foi crescendo aos poucos. Na época não existia stories no aplicativo e tudo era compartilhado no feed. Conquistou a marca de 50 mil seguidores conseguindo ganhar bem e transformando a rede social em sua fonte de renda.

“Fui hackeada, apagaram todas as minhas fotos e venderam meu perfil. Passei mais de uma semana em depressão sem querer nem sair de casa. Pode parecer exagero, mas imagina perder seu emprego de um dia pro outro e não saber como pagar as contas! E aquele era o emprego que eu pagava as minhas contas. Eu já recebia “hates” naquela época e certamente foi alguém querendo me prejudicar”, lembra Luana.

Luana criou um novo perfil, mas a essa altura já tinha desistido da carreira de blogueira. Mas o mundo não é feito apenas de pessoas com energia ruim e quando fecha uma porta, uma janela vai abrir em sua vida. Essa boas pessoas que acompanhavam sua trajetória incentivaram a continuar. Hoje, seis anos depois, seu perfil conta com mais de um milhão de seguidores.

“Continuo recebendo críticas sobre meu corpo, meu cabelo, meu rosto e minhas roupas. É algo muito difícil para qualquer influenciador. Essas críticas foram tão prejudiciais que precisei fazer tratamento psicológico porque eu nunca me sentia 100% bem comigo mesma”, completa. Mas não foram só críticas virtuais. Desde a escola sofria bullying por ser considerada magra demais. Era bullying pesado. Apanhava, era alvo de xingamentos e jogavam coisas quando passava. Na época tinha apenas nove anos e a coordenação da escola não acreditava quando relatava os acontecimentos e Luana nunca teve coragem nem maturidade de contar o que acontecia para a mãe.

Foram anos e anos assim até o ensino médio. Teve depressão, sofreu automutilação e demorou anos pra conseguir recuperar e falar sobre os problemas. A terapia foi essencial, mas nunca conseguiu recuperar totalmente. “Por causa dessas experiências fiz cirurgias, harmonização e tudo que podia no meu corpo. Graças ao meu trabalho tive condições de realizar, mas foram mudanças na tentativa de me aceitar, porque as pessoas me fizeram acreditar que eu nunca era suficiente. E na verdade ninguém é suficiente. É impossível agradar a todos e sempre vai ter alguém julgando. Fiz a escolha de focar naqueles que querem o meu bem e que me acompanham porque gostam de mim”, explica a influencer.

Luana viveu dois relacionamentos abusivos, ambos com humilhação e violência física. Mais uma vez foi curada com ajuda da terapia. Hoje trabalha como digital influencer compartilhando seu estilo de vida e sua trajetória com objetivo de inspirar pessoas e levantar assuntos importantes como bullying e relacionamento abusivo, mostrando que todos podem alcançar os seus sonhos mesmo com as dificuldades da vida.

Para conhecer e acompanhar mais sobre Luana seu Instagram é @luanatarginno e seu Tiktok @luanatarginno

Luana Targino (Foto: Divulgação)

Conteúdo produzido por Seja Mais Digital e enviado por Joyce Silva.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio