PUBLIEDITORIAL

João Matos, o poeta que a escola não viu!

João Matos é professor, poeta, pedagogo e escritor baiano

Publicado em 03/07/2024
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

João Ferreira de Matos Filho, nascido em 12 de agosto de 1978,na cidade de Caldeirão Grande, estado da Bahia, filho de João Ferreira de Matos, conhecido como João Grilo e Euclides Maria Santana, conhecida como Dona Tidú. João Matos, como é conhecido na cidade, é professor, poeta, pedagogo e escritor baiano. Atualmente atua como gestor da pasta da educação no referido município.

 Desde muito cedo se interessou pela arte. Alegria e sonhos se misturavam em seu viver e a leitura e a literatura foram o caminho para a realização pessoal e  profissional.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Estudou Pedagogia (UNEB) e Ciências Biológicas (UNIVASF), atualmente cursa Direito (AGES) e é Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira.

O artista encanta a todos com seus poemas que falam de saudades, sonhos e encantos que a alma humana vista por ele de forma singular, expressa a nobreza existencial contida na essência humana. 

O poeta é um pensador e por que não dizê-lo um sonhador com os pés no chão e a cabeça para além das nuvens. Nas suas obras  sempre remete a momentos de fuga da realidade por vezes incompreendidas por amigos que o cercavam,  era o começo do passaporte para o universo literário. Se a literatura é na arte, a música, os poemas, as pinturas, esculturas e todas são apreciados por esse poeta que se fez e se faz nas pequenas coisas da vida e nas grandes também, como sua família que o incentivou, acreditando no seu potencial.

A experiência com a arte de ensinar nasceu ainda cedo quando reunia os colegas e vizinhos em sua casa e ali passava horas e horas alfabetizando-os. E por incrível que pareça, alguns destes passavam a apreciar as letras e entender que elas formavam palavras, frases e construíam a nossa linguagem também. A Escola para o autor, sempre foi um espaço vivo, de alegria e de realização.

João Matos (Foto: Divulgação)

João expressa a saudade desse tempo nas belas palavras de Casimiro de Abreu:

Oh! que saudades que tenho,

Da aurora da minha vida,

Da minha infância querida,

Que os anos não trazem mais!

O escritor está no Dicionário de escritores baianos. É autor das Obras: Sonhos, Sonetos e Saudades, uma coletânea de Poemas que tratam de temáticas do dia a dia, destaca vultos históricos e enobrece sua Terra natal. São tratados nos seus poemas causas sociais, como pobreza, desigualdades, corrupção, visando denunciar esses males e conscientizar a todos poeticamente sobre temas sociais que permeiam a sociedade, despertando uma consciência universal em todos que se apropriam de suas obras.

João Matos (Foto: Divulgação)

Na sua segunda Obra intitulada Estações da Vida, o autor se debruça sobre sua história de vida, vivências e traz uma leitura autobiográfica do mundo e das situações que todos nós passamos, visando elevar o ser humano a um patamar de uma consciência universal.

Sua terceira obra Intitulada O POETA QUE A ESCOLA NÃO VIU, conta seus anos iniciais na escola, que foram muito bem destacadas no prefácio do livro como segue abaixo: Professor Manoel Messias, prefaciou o livro O Poeta que a escola no viu, descreve com maestria sua trajetória: “Na Escola de João onde as práticas de opressão, que inibem, que cerceiam, também estavam presentes, mas não foram suficientes para calar seu grito de liberdade, grito por uma escola viva, por uma escola mais humanizada.

Nosso jovem inquieto propôs seu primeiro modelo de escola… Ambiente pulsante, de conflitos, mas como nunca antes visto e experienciado por ele, um ambiente acolhedor, para além da sala de aula… João ousava pela primeira vez.

Joãozinho cresceu e durante sua epopeia, experienciou de tudo, suas vivências -possibilitaram o surgimento de uma alma maravilhosa, o brotar de um cidadão na plenitude da palavra, Homem feito que não relega a planos inferiores a boniteza de um sorriso, de um afago e que mantém o sonho de transformar os terrenos, muitas vezes inférteis, das escolas, em Universo de possibilidades… 

Surge um mercador de sonhos…

E Joãozinho se tornou gigante”!

Conheça um pouco mais do trabalho de João Matos, seguindo-o nas redes sociais:

Instagram: @jmjoaomatos, Youtube: @joaomatospoetaeescritor
Contato com o autor: (74098137-4663

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio