Junia Leal nasceu em Minas Gerais, na cidade de Malacacheta, mas mudou-se para São Paulo em sua infância, não tendo muitas recordações de sua terra natal. Cresceu na zona rural de Guararema-SP, onde sua família vivia sem luxos, tendo água de poço, sem geladeira, sem luz elétrica e sem televisão. Sua infância foi marcada por lembranças simples, como um radinho de pilha, e sendo a mais velha de três irmãos.
Aos seis anos, Junia já ajudava no trabalho no campo, enquanto sua mãe cuidava da casa e seu pai trabalhava como caseiro. Seu primeiro emprego formal foi aos 12 anos como auxiliar, sonhando em trabalhar em um escritório, inspirada pela visão que tinha da vida corporativa.
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
Após trabalhar por sete anos na colheita de caqui, estudando de manhã e trabalhando à tarde, Junia voltou a trabalhar em uma empresa aos 18 anos. Passou por uma indústria química por um ano e meio antes de se casar aos 20 anos.
A vida de Junia mudou drasticamente aos 24 anos, quando teve que fugir de um relacionamento abusivo, indo para São Paulo com poucos recursos. Ela lembra que foi apenas com uma mala e oitenta reais que seu pai havia lhe dado. Sua mãe ficou com seu filho, na época com 3 anos e Junia o visitava aos finais de semana. Ela ressalta a importância do apoio de sua mãe em sua trajetória. Com determinação, enfrentou o desafio de viver na metrópole, indo de entrevista em entrevista em busca de emprego, mesmo com recursos limitados.
Após diversos empregos e experiências, incluindo uma passagem de cinco anos por uma empresa de brindes promocionais, Junia decidiu investir em sua formação acadêmica, iniciando a faculdade de direito enquanto trabalhava. Aos 26 anos, conheceu seu atual esposo e aos 30 anos mudou-se para Campinas em busca de melhores oportunidades.
Após alguns altos e baixos, incluindo a abertura de uma loja de lingerie em uma cidade vizinha, Junia enfrentou desafios como assaltos e a necessidade de se reinventar profissionalmente. Aos 33 anos, iniciou seu escritório, percebendo a demanda por serviços burocráticos para empresários.
Em 2019, aos 33 anos, mesmo a tantas dificuldades, Junia também fazia trabalhos voluntários e em uma dessas visitas que ela realizava, acontece um encontro inesperado com um menino de 11 anos em um abrigo, despertando nela o desejo de adotar. O processo de adoção foi longo e difícil, mas em maio de 2020, João Vitor, agora seu filho, foi morar com ela.
No mesmo ano, Junia enfrentou um problema de saúde grave que a obrigou a passar por uma cirurgia, marcando um período de grande desafio emocional. Esse choque traz consigo um grande desejo e um novo desafio: Mudar para uma cidade com melhor qualidade de vida e crescer profissionalmente. Decidiu então mudar-se para Indaiatuba, onde sua empresa continuou a crescer, abrindo sua primeira filial em Alphaville em 2024.
Em meio a sua jornada, Junia também enfrentou perdas pessoais, como a morte de seu avô em 2014, que era um símbolo de humildade e exemplo em sua vida, relembrando o tempo em que era criança e o acompanhava até o supermercado para ajudá-lo com as contas, pelo fato de ele ser analfabeto. A ligação forte com seu avô, a gratidão pelo seu pai muitas vezes tirar a própria blusa do corpo e dar a ela em períodos de muito frio em sua região para levá-la na escola, fez com que Junia forjasse dentro de si fortes princípios, entendendo que o que passou na infância ninguém deveria passar e carrega a frase:
“Se você chegou até aqui, é por que alguém se sacrificou por você um dia”.
Junia é um exemplo de determinação e superação, enfrentando desafios pessoais e profissionais ao longo de sua vida para alcançar seus objetivos. Hoje presta consultoria para empresas carregando em sua trajetória vários cases de sucesso como uma de cosméticos que após o seu trabalho aumentou mais de 70% em faturamento.
Assessoria: Thiago Mangiapelo