Influenciador Atallide destaca a importância dessas leituras para entender a temática da discriminação racial. Neste mês comemora-se o Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, data que marca o dia da morte de Zumbi dos Palmares, um importante líder que simboliza a luta contra escravidão. Para refletir sobre essa data tão carregada de significados, o influenciador e jornalista Atallide selecionou seis livros que podem ajudar a entender o porquê dessa celebração.
1 – Pequeno Manual Anti Racista, Djamila Ribeiro
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
“Um dos livros que destaco é a obra ‘Pequeno Manual Anti Racista’, da autora Djamila Ribeiro. Nessa leitura, Djamila defende a ideia de que o racismo é um desafio para nossa sociedade brasileira, principalmente por conta do passado escravocrata da nação. O livro tem uma abordagem didática contextualizando o racismo no país”, comenta.
2 – ‘A Cor Púrpura’, de Alice Walker
“A Cor Púrpura é um romance que traz em seu conteúdo temas das questões de discriminação racial e também sexual. Na obra, Walker traz uma temporalidade após a escravidão que busca discutir o racismo”, conta Atallide.
3- ‘O caminho de Casa’ , de Yaa Gyasi
Atallide sugere ainda o livro ‘O caminho de Casa’ , de Yaa Gyasi.
“Gyasi é uma grande escritora, que nessa obra apresenta uma narrativa poderosa e envolvente que vai de uma tribo africana no século XVIII, até os Estados Unidos dos dias de hoje, apontando as consequências do comércio de escravos negros. A obra é excelente”, conta.
4- ‘Eu sei por que o pássaro canta na Gaiola’, de Maya Angelou
Um outro livro importante, que Dienny acredita como leitura essencial para entender a data é ‘Eu sei por que o pássaro canta na Gaiola’, de Maya Angelou. “O livro é uma autobiografia de Angelou e conta sua história entre a infância até os 16 anos, exibindo a voz de uma garota negra libertando-se das grades que foram colocadas em sua vida. É uma leitura poderosa e inspiradora”, indica.
5- ‘Tornar-se Negro’, Neusa Santos Souza
é outra obra que não deixaria de indicar o livro “‘Tornar-se Negro’, é uma obra muito intensa e atual que discute sobre os efeitos psicológicos do racismo na identidade de pessoas negras. A leitura é válida para entender mais sobre o assunto, por falar da discriminação racial no campo da psicanálise”, finaliza.
6.’Na minha pele’, de Lázaro Ramos
“Esse livro do Lázaro é o meu favorito. É uma obra sincera e reveladora, que propõe uma mudança de conduta e nos convoca a ser mais vigilantes e atentos ao outro. “Quando se é negro você nasce duas vezes” diz o influenciador negro Atallide.