Na manhã desta segunhda-feira (10), o jogador de futebol Vini Jr. usou as redes sociais para comemorar a condenação de três torcedores do Valencia que praticaram atos racistas contra ele. A confirmação da sentença foi divulgada oficialmente pelo site do Real Madrid, time em que o atleta atua como atacante. De acordo com a nota do time europeu, os homens foram condenados a oito meses de prisão. Na publicação feita pelo camisa 7, ele deixou claro que mais nenhum preconceito sairá impune e exigiu que pessoas que pensam da mesma forma “se escondam”.
A publicação foi feita na rede social X, antigo Twitter, e já passa de seis milhões de visualizações, além de mais de 170 mil curtidas. No início da postagem, Vini Jr. lembrou que muitas pessoas chegaram a desacreditá-lo da luta antirracista promovida por ele. “Muitos pediram para que eu ignorasse, outros tantos disseram que minha luta era em vão e que eu deveria apenas ‘jogar futebol’”, introduziu o jogador de futebol. “Mas, como sempre disse, não sou vítima de racismo. Eu sou algoz de racistas. Essa primeira condenação penal da história da Espanha não é por mim. É por todos os pretos”, lembrou o atleta.
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
Vini Jr. finalizou a publicação fazendo uma ameaça a outros torcedores que ousarem destilar mais preconceito contra ele ou qualquer outro jogador. O carioca também agradeceu ao time em que trabalha e também à organização do campeonato europeu por todo o suporte prestado. “Que os outros racistas tenham medo, vergonha e se escondam nas sombras. Caso contrário, estarei aqui para cobrar. Obrigado a La Liga e ao Real Madrid por ajudarem nessa condenação histórica. Vem mais por aí…”, disse o jogador.
O comunicado foi publicado no site do Real Madrid na manhã desta segunda-feira e o texto relembrava o episódio de racismo contra Vini Jr. “O Real Madrid CF anuncia que o Tribunal de Instrução nº 10 de Valência emitiu hoje, segunda-feira, 10 de junho de 2024, uma sentença condenatória de acordo com os três jovens acusados de insultar, com gritos e gestos racistas, o nosso jogador Vinicius Junior no Jogo da Liga, realizado no dia 21 de maio de 2023 no estádio Mestalla entre Valencia CF e Real Madrid CF”, dizia o início da nota.
“Os três acusados foram declarados culpados de crime contra a integridade moral de Vinicius Junior, agravado por terem agido com motivações racistas, e cada um deles foi condenado a oito meses de prisão e proibido de aceder a estádios de futebol por um período de dois anos”, continuou o comunicado. O Real Madrid finalizou contando que os torcedores assumiram a responsabilidade pelo crime e que escreveram uma carta de desculpas a Vini Jr. O time também afirmou que continuará protegendo os atletas a fim de erradicar comportamentos racistas no mundo dos esportes.
O post Vini Jr. dá ‘ultimato’ a racistas após prisão de torcedores: ‘Se escondam’ apareceu primeiro em EM OFF.