Confira!

Freddie Mercury ‘apagou os vocais de David Bowie’ de single após briga

A lenda do Queen, Freddie Mercury, criticou o companheiro de rock David Bowie quando eles gravaram juntos

Publicado em 04/04/2023
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Freddie Mercury adorava provocar amigos, colegas e até mesmo jornalistas em público e em particular – mas também adorava provocar uma briga. Seu amigo próximo, Peter Freestone, disse ao Express Online que a estrela realmente costumava enfurecer as pessoas de propósito: “Freddie provocava brigas porque isso lhe dava o ímpeto para trabalhar, fazia com que ele se animasse.”

Existem histórias fabulosas dele lutando com David Bowie, que está de volta à TV hoje em Labyrinth. A lenda do Queen, Brian May, descreveu como eles se enfrentaram em uma batalha “maravilhosa e terrível” durante sua colaboração em Under Pressure – mas o verdadeiro confronto veio em uma gravação completamente diferente.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Freddie descreveu as sessões originais do Queen com Bowie na Suíça em uma entrevista de 1983.

Ele disse: “Éramos amigos há muito tempo. Estávamos em Montreux, na Suíça, tínhamos um estúdio lá, e ele mora lá e continuava vindo ao estúdio e ouvindo nossas faixas e estávamos tocando algumas de suas músicas.”

“Uma noite estávamos jantando e depois disso, voltamos para o estúdio… e simplesmente aconteceu e ele disse, ‘Por que não começamos a brincar e ver o que acontece?’ Começamos a tocar piano e o resto da banda estava lá e o Under Pressure começou a crescer.”

Mais tarde, Brian May contou histórias coloridas sobre a luta e a flexão de ego entre os dois líderes dominantes.

Ele disse: “Não foi fácil porque éramos todos meninos precoces e David era muito… contundente… Freddie e David se enfrentaram, sem dúvida. Mas foi aí que as faíscas voaram e é por isso que ficou tão bom … (Eles lutaram) de maneiras sutil, como quem chegaria por último no estúdio. Então foi maravilhoso e terrível.

Bowie também entrou em conflito com o baixista do Queen, John Deacon, por causa do riff de guitarra e o próprio Brian admitiu mais tarde: “Na época, não fiquei feliz com a mixagem. Olhando para trás, ainda acho que é uma música muito especial.”

May também revelou que ainda existem faixas inéditas dessas sessões de gravação que nunca viram a luz do dia porque Bowie bloqueou seu lançamento.

No entanto, foi durante outra sessão de gravação que Bowie genuinamente chateou Freddie.

Em uma entrevista de 1983, Freddie foi questionado sobre os rumores de confrontos com Bowie durante o Under Pressure e deixou vazar detalhes sobre outra luta. Ele disse: “Não. Isso foi outra coisa. Ele fez backing vocals em uma das minhas músicas que estava no álbum, que não era Under Pressure, era outra.”

Os membros do Queen frequentemente admitiram que eram todos perfeccionistas, mas a natureza controladora de Bowie levou isso a outro nível e, mais uma vez, ele colocou uma chave inglesa nos trabalhos, o que enfureceu Freddie.

Freddie acrescentou: “Quando chegou a hora de ser lançado, ele não gostou do que fez. Eu fiquei tipo, ‘idiota, ele me diz logo no final quando a coisa está prestes a sair!’”

Perguntaram a Freddie como ele lidou com o problema. Ele riu e disse: “Isso é apenas licença artística. ‘Tudo bem’, eu disse, ‘é muito fácil, apenas apaguei o vocal dele’ – e saiu … Foram apenas vocais de fundo.”

Questionado se achava que Bowie tinha ido longe demais e se isso estragara a amizade deles, ele acrescentou: “Tanto faz. Acho que foi desnecessário (o que ele fez). Estamos falando, apenas estamos em partes diferentes do mundo. Eu não sou uma daquelas rainhas vadias, não, não, não… Ele está bem, ele está bem.”

De maneira comovente, após a morte da lenda do Queen, Bowie se apresentaria sob pressão com Annie Lennox no concerto memorial de Freddie Mercury para a vida em 1992.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio