O Grammy, principal premiação da música mundial, tem um histórico de esnobar cantores pretos ao longo das suas mais de 60 edições. Por mais que o rock, samba, hip-hop, jazz, blues, R&B, funk e rap ironicamente tenham origens na música negra. Em suas edições, apenas 12 artistas negros venceram o prêmio mais cobiçado, Álbum do Ano, sendo que três destes foram para Stevie Wonder. Já Lauryn Hill, venceu o prêmio em 1992 pelo seu álbum de estreia na carreira solo que continha hits como Doo Wop (That Thing), e Ex-factor. Antes a cantora integrava o grupo The Fugees.
Porém, a primeira mulher vencedora do prêmio foi Judy Garland ainda no ano de 1961, enquanto a primeira negra vencedora só acabou sendo reconhecida no ano de 1992 justamente com Hill. Vale ressaltar que nesta fase tivemos símbolos da música afro mundial como Nina Simone, Aretha Franklin e a própria Ella Fitzgerald que não foram premiados pela academia. Com quase 90 indicações ao Grammy na carreira, a própria Beyoncé nunca conquistou a categoria Álbum do Ano.
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
As únicas três negras que chegaram a vencer um prêmio Grammy de álbum do ano foram Natalie Cole (por Unforgettable… with Love de 1992), Whitney Houston, pela trilha sonora de The Bodyguard (1994) e Lauryn Hill pelo disco The Miseducation of Lauryn Hill (1999). Inclusive, no fim do ano de 1998, The Miseducation of Lauryn Hill foi votado como o segundo melhor registro do ano na Pazz & Jop, uma pesquisa anual de críticos americanos publicada na The Village Voice. A cantora chegou a ser nomeada dez vezes no Grammy Awards de 1999, tornando-se a primeira mulher a ser nomeada tantas vezes em uma única noite.
Relembre no vídeo abaixo:
Quer curte o show da artista? Então fica por dentro das infos abaixo!
Comemoração de 50 anos do ‘Baile Chic Show’, acontece neste sábado (13)
Evento será realizado no Allianz Parque, a partir das 13 horas
Celebrando os 50 anos do lendário movimento da black music, Chic Show retorna em grande estilo neste sábado (13), no Allianz Parque, com artistas expressivos e que resgatam a identidade do evento.
Com realização e produção da Music On Events, em parceria com Chic Show e Magnetar, o evento promete movimentar o final de semana e parar a capital paulista.
Lauryn Hill, a rainha da black music, seu filho YG Marley, além de nomes como Wyclef Jean, revivendo os grandes sucessos do grupo Fugees (com Lauryn Hill), Jimmy “Bo” Horne, chegam representando a música internacional e se unem à Mano Brown, Criolo, Rael, Sandra Sá e os DJs residentes que fizeram história na época: Luciano, Grandmaster Ney e Preto Faria.
Chic Show foi o nome escolhido por Luiz Alberto da Silva – o Luizão – idealizador do projeto que virou sinônimo de celebração da cultura preta, representando uma transformação social, cultural, política, fashion e do entretenimento para a população. O evento promete deixar gravado na memória dos amantes da black music um dia inesquecível e nostálgico.
Serviços:
Quando: sábado, 13 de julho de 2023
Onde: Allianz Parque – Avenida Francisco Matarazzo, 1705
Classificação etária: 16 anos (menores de 16 anos somente acompanhados dos pais ou responsáveis legais)
Informações e ingressos: https://www.ticketson.com.br/ChicShow.html
Bilheteria Oficial (sem cobrança de taxa)
Rua Palestra Itália, 200 – Portão A
Funcionamento: Terça a sábado das 10h00 às 17h00
Não há funcionamento em feriados, dias de jogos ou em dias de eventos de outras empresas.
Limite de Ingressos: 06 por CPF, limitado a 2 ingressos de meia-entrada.
Parcelamento em até 02 vezes sem juros, de 03 a 10 vezes com juros.
Ponto de Venda (sem cobrança de taxa)
Loja Kings Sneakers – Shopping West Plaza
Endereço: Av. Francisco Matarazzo, S/N – Piso Térreo / Bloco B, loja 1207
Horário de Funcionamento: Todos os dias: 12h00 às 20h00