Empreendedorismo

Ricardo Fernandes: O grande sonhador por trás do Diário Tocantinense – Conheça a trajetória do escritor, evangelista, empreendedor e visionário e que se prepara para lançar seu curta-metragem e livro

Após a perda de um emprego, Ricardo Fernandes, dotado de muita resiliência, resolveu colocar em prática um antigo desejo - o de ser empresário no ramo da comunicação.

Publicado em 17/07/2024 11:43
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Após a perda de um emprego, Ricardo Fernandes, dotado de muita resiliência, resolveu colocar em prática um antigo desejo – o de ser empresário no ramo da comunicação. À época, ainda se ‘desenhando’ no Tocantins o formato de portais de notícias, mas ainda prevalecia a grande predominância dos jornais impressos, já consolidados na região, com grande renome no cenário estadual.

Entusiasta de um jornalismo sério e engajado a criar outros meios de comunicação, em parceria com Ricardo Fernandes, Gal Mendes, em 2010, na cidade de Colina do Tocantins, abraçou a ideia do novo empreendimento e dali iniciaram, tudo do zero, o que viria a se tornar um dos mais respeitados veículos de comunicação da região.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Uniram-se, então, em um antigo galpão e começaram a pensar no projeto. A dúvida a respeito do nome pairava, quando Ricardo decidiu buscar auxílio junto à sua mãe, Marilene Fernandes, que foi quem ‘batizou’ o veículo como ‘Diário Tocantinense’.

E foi em uma cidade pequena do interior de Tocantins, com pouco mais de 30 mil habitantes, conhecida atualmente por seu potencial logístico, que o Diário Tocantinense começou a tomar forma. Inicialmente com a ideia de ser um jornal impresso, que pouco tempo depois começou a ser produzido e distribuído, contava com longas páginas de resenhas escritas em um notebook para depois ser diagramado.

Ricardo Fernandes e Gal Mendes, no entanto, não deixavam de lado a ideia de ampliar ainda mais o alcance do veículo, tornando-o um grande portal de notícias, quando decidiram se digitalizar. Ricardo e Gal contaram com o auxílio de jornalistas conhecidos na região, como Cleber Toledo, especialista em politica e escritor no Tocantins, que ajudou com ideias para o jornal e outros grandes nomes do jornalismo tocantinense que, com seus ‘pitacos’, os ajudaram a fazer com que o Diário Tocantinense fosse tomando forma.

O primeiro desafio, contudo, surgiu quando Gal precisou ir à Araguaína, uma cidade há 100km de distância para iniciar um outro projeto. Fernandes, mesmo distante e ainda contando com o apoio dos colegas jornalistas regionais, não se abalou e continuou a encarar aquele desafio.

“Com DT já formatado, eu tive a ideia de ir a Palmas levar o nome do portal, conhecer cada órgão do governo, instituições, empresas e apresentar a nossa ideia. Usávamos o slogan ‘Sua notícia Diária em Primeira Mão’. A primeira fase do DT foi ganhando destaque em Colinas do Tocantins, o que me fez ser o primeiro jornalista a entrevistar o então governador de Pernambuco, Eduardo Campos, por meio de Ricardo, jornalista de política e que me concedeu o ‘furo ano’, antecipando que Campos seria, de fato, candidato a presidência da República, dando em primeira mão”, conta Ricardo Fernandes.

O DT chegou a ter uma pausa estratégica por cerca de 8 meses e retornou com outra roupagem e com parceiros que ajudaram muito seu crescimento. O DT chegou no ano de 2023 como um dos portais mais lidos do Tocantins, ganhando espaço entre os maiores, quando surgiu a psicóloga e amiga Keila Godoi, grande incentivadora do projeto, juntamente com a missionária Ires Perez que tanto motivou Ricardo Fernandes a dar continuidade ao noticiário, bem como o advogado Rodrigo do Vale Almeida, que atuou e atua no jurídico da empresa, sempre desempenhando papel forte em seu trabalho e ajudando com palavras e gestos para que Fernandes mantenha sempre um olhar à frente do seu tempo

Pastora Carmem Lúcia, motivadora, ponderada e sempre auxiliando a exercer a fé, assim como o pai de Fernandes, Hélio de Almeida, ao lado de sua mãe, sempre o ajudando a construir o Diário Tocantinense.

Em 2024, o empresário de comunicação Ricardo Fernandes comemora o fato de estar quase no ar a nova plataforma do Diário Tocantinense em sua nova fase. Colinas foi é e um celeiro de oportunidades onde a comunidade se envolveu em ter o seu primeiro portal de notícias com jornalistas e hoje entrevista políticos estaduais e nacionais. Fernandes já entrevistou o ator italiano da série da Netflix Di4ries, Gabriele Tausiano, artistas de renome nacional e está marcado para entrevistar o ator norte-americano Lucas Graabel, de High School Musical.

Conta com o apoios de várias instituições abrangendo atualmente o norte do Brasil, Centro-Oeste e Sudeste com jornalistas nessas áreas, todos formados e focados com o trabalho começado em Colinas do Tocantins, que a cada dia vem se transformando e inovando.

Devido à linda história do Jornal Diário Tocantinense, Fernandes também trabalha em curta-metragem, que tem previsão de ir ao ar em novembro, chamado “Diário Tocantinense- A jornada Animada”, contando.

Também escritor, Ricardo Fernandes se prepara para o lançamento de seu livro, obra intitulada “Do outro lado da janela do meu quarto”, que contará toda a sua história de inspiração e sucesso, assim como seus desafios que o fizeram se tornar um dos empresários de comunicação mais respeitados do país.

Siga Ricardo Fernandes nas redes sociais:

https://www.instagram.com/ricardofernandesto

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio