O Brasil se despede, nesta quarta-feira (09/11), de um dos seus maiores ícones musicais: Gal Costa. A cantora, que estava com 77 anos, havia dado uma pausa nas apresentações, após passar por um procedimento cirúrgico que removeu um nódulo na fossa nasal direita.
A informação foi confirmada pela assessoria da cantora nesta quarta-feira. Maria da Graça Costa Penna Burgos nasceu em Salvador, no dia 26 de setembro de 1945. Ao todo, foram 57 anos de carreira, mais de 30 álbuns de estúdio e centenas de sucessos enaltecidos por sua voz.
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
Gal seria uma das atrações do Primavera Sound, festival que ocorreu no último fim de semana, em São Paulo, mas sua participação foi cancelada, devido a pausa na agenda. Seu último show foi no dia 17 de dezembro, no Coala Festival.
O surgimento de Gal para o Brasil se deu quando a cantora deu voz à composições inéditas da dupla Caetano Veloso e Gilberto Gil, em 1965, como Eu vim da Bahia, composição de Gil e que fala da origem de Gal, além da sua. Na época, Gal ainda atendia artisticamente por Maria da Graça.
Gal era uma autêntica cantora brasileira, passeou por diversos gêneros, e foi eleita pela Rolling Stone como a sétima maior voz da música brasileira, em 2012. A cantora deixa o filho Gabriel, de 17 anos, a quem dedicou o álbum A Pele do Futuro, de 2018, o último só com músicas inéditas.