Masterchef Brasil

Exclusivo: Léo Santos revela bastidores do MasterChef, racismo e recusa convite de Jacquin

Após uma foto viralizar em uma trend no X, antigo Twitter, o ex-participante do talent reality da Band falou sobre sua transformação, carreira e racismo.

Publicado em 07/07/2024 19:10
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Léo Santos, chef e ex-participante do “MasterChef Brasil 4”, causou frisson na web ao compartilhar uma foto mostrando sua impressionante transformação física. Em entrevista exclusiva ao Observatório dos Famosos, ele abre o jogo sobre sua jornada, desde o programa até os dias de hoje, revelando detalhes inéditos sobre bastidores, gordofobia e um convite recusado do chef Erick Jacquin.

O programa, segundo Léo, abriu portas e proporcionou reconhecimento, mas também foi palco de situações delicadas. “Sofria racismo e gordofobia. Ouvia que só estava ali por ser cota, que meu cabelo era ‘duro alisado’”, desabafa. “No transporte para as gravações, evitavam sentar perto de mim ‘para equilibrar o peso’”, relata.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Reprodução @leomchef

Léo lamenta que tais preconceitos ainda persistam. “Hoje, com a viralização da foto, só se confirma. Racismo explícito e velado nas redes. Tudo que faço é tido como arrogância, enquanto brancos com atitudes iguais são vistos como ‘focados’”, analisa. “As pessoas não se acostumam a ver negros empoderados. Ser negro e empoderado é ser arrogante para muitos”, critica.

A percepção de beleza de Léo mudou com o tempo. “Antes, não me achava bonito. Mas entendi que, quando você é bonito, te escutam com carinho. Quando não é, te escutam com ódio”, confessa.

Léo custeou hospedagem e alimentação durante o programa. A Band levava os participantes até o estúdio. “Por isso, não pude aceitar o estágio com Jacquin. Era inviável financeiramente”, explica.

O chef acredita que sua eliminação foi injusta e defende seu ponto de vista durante a entrevista. “Na prova da rã, a regra era rã, molho e acompanhamento. Minha concorrente não fez o acompanhamento. E na segunda temporada, Jacquin disse exatamente o que eu fiz na prova”, argumenta.

Ao ser questionado se participaria de outro reality, Léo se mostra aberto. “Talvez um The Taste Brasil do GNT, acho o nível do programa altíssimo gastronomicamente e acho que eu poderia mostrar mais do meu trabalho hoje em dia! E também o BBB, para as pessoas me conhecerem de verdade e não através de frames picotados de um programa editado,” finalizou o chef Léo.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio