Elvis Presley deu voz, elegância e estilo ao rock and roll e o estilo nunca mais foi o mesmo. No final de 1957, aos 22 anos, o músico recebeu a convocação para ingressar no serviço militar. E entre 1958 e 1960, ele foi mais um recruta, embora com algumas prerrogativas que as Forças Armadas lhe deram devido à sua condição estelar.
Uma das etapas da instrução foi na Alemanha. E lá ele encontrou um carro, um dos mais belos conhecidos na história da BMW, que esconde uma história relacionada ao assédio permanente dos fãs que o cantor tinha e que o levou a mudar de aparência.
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O BMW 507 é uma jóia. Um conversível de dois lugares que foi lançado na década de 1950 para competir com outra maravilha alemã, a Mercedes-Benz 300 SL, entre as quais o Gull Wings. No caso da casa de Munique, o 507 veio da mente de Max Hoffman (importador da BMW nos Estados Unidos) e representou o ressurgimento da marca após os graves danos causados pela Segunda Guerra Mundial.
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O resultado desse desafio foi o exclusivo 507: corpo de alumínio (não foi repetido em um modelo de produção da marca até os anos 90), motor V8 de 3,2 litros, 150 cavalos de potência, mas, acima de tudo, um beleza hipnótica, numa época em que nos Estados Unidos já mostrava que era possível projetar carros mais refinados do que a grande carroceria vista nos anos 30 e 40: o Chevrolet Corvette abalou o mundo automotivo com seu estilo sem preconceitos.
O viés americano já estava presente no carro, então o relacionamento subsequente com Elvis Presley foi o trabalho do marketing estratégico da BMW. O 507 foi apresentado ao público no New York Auto Show de 1955, embora a produção comece no ano seguinte. Estima-se que uma produção anual de duas mil unidades fosse vendida em cerca de US $ 5.000 cada. Mas seu alto custo de produção elevou o preço para quase o dobro (US $ 9.000) e apenas 254 carros foram fabricados.
Depois de completar seu treinamento nos Estados Unidos, o rei chegou à Alemanha em 1º de outubro de 1958. Algumas semanas antes, sua mãe havia morrido, vítima de uma doença hepática agravada pelo estresse e por um vício crescente em álcool, que voltou depois que seu filho foi convocado para o serviço militar.
Na Alemanha Ocidental, Elvis estava na Terceira Divisão Armada (apelidada de “ponta de lança”) na cidade de Friedberg. Ele foi demitido de seu país com honras e uma conferência de imprensa antes de embarcar no navio. No país europeu, ele foi capaz de viver fora da base, primeiro em hotéis e depois em uma casa, junto com o pai, a avó, os guarda-costas e a secretária.
Fãs de ambos os sexos, mas principalmente do gênero feminino, o perseguiram porque ele era um fenômeno global. Na residência que ocupava em uma pequena cidade perto da base chamada Bad Nauheim, ele assinava autógrafos todos os dias entre as 19:30 e as 20:00. Percebendo o cataclismo de ter Elvis Presley em seu país, a BMW entendeu que deveria aproveitar a oportunidade.
Tudo começou em dezembro de 1958. Um revendedor da BMW em Frankfurt entregou a Elvis Presley um 507 branco, com o chassi número 70079 e a patente M-JX 800. O carro foi fabricado em setembro de 1957 e exibido em o Salão Automóvel de Frankfurt daquele ano. Depois de concluir a promoção, o carro passou para as mãos de Hans Stuck, um prestigiado motorista alemão que era parente da BMW, que levou o carro em turnê na Europa, e entre 1957 e 1958 foi a estrela de vários shows de automóveis.
Stuck era conhecido por suas impressionantes habilidades de direção, especialmente em competições de escalada, nas quais ele era especialista. Durante 1958, ele competiu com este 507 em várias corridas na Áustria, Suíça e Alemanha. O carro foi meticulosamente mantido pela BMW e, após cada corrida, era revisado e ajustado para garantir a operação adequada. Era originalmente branco, com o batom vermelho dos beijos dos fãs (sério) aparecendo brilhante em sua pintura. Não satisfeito com seu carro branco desfigurado, Elvis pintou de vermelho para esconder todo o batom.
Quando o carro voltou para a Alemanha, Elvis ficou tentado. A BMW o entregou para testes e ficou tão impressionado que a comprou no local. O rei usou o roadster para ir de sua casa em Bad Neuheim à base militar de Freidberg. Os fãs do cantor costumavam deixar mensagens de amor escritas no carro.
Elvis ficava envergonhado com essas mensagens, então ele ordenou que pintasse o carro de vermelho para escondê-las. O trabalho foi feito pela própria BMW, pois não queria perder o caráter original, mesmo com a mudança de tonalidade. Então ele continuou dirigindo até que, em março de 1960, o cantor deixou a Alemanha para retornar ao seu país quando terminou o treinamento militar. E ele levou o 507, exportado para os Estados Unidos.
Ele logo perdeu o interesse em seu 507 e o vendeu para um revendedor Chrysler em Nova York. Mais tarde, foi adquirida pelo apresentador de rádio Tommy Charles por US $ 4.500. Era apaixonado pela competição e, por isso, alterou radicalmente a mecânica e o interior da BMW.
Finalmente, em 1968, caiu nas mãos de Jack Castor, um engenheiro espacial e colecionador da Califórnia. Ele o recebeu sem um motor ou caixa de velocidades, para ter peças de reposição para os outros 507, em azul.
De qualquer maneira, Castor investigou a origem do carro e descobriu um fato encorajador: que o 507 havia sido conduzido em competição por Hans Stuck. E o terceiro fato veio a ele quando ele leu em uma revista que este BMW tinha sido propriedade de Elvis Presley.
Obviamente, ele não tinha dinheiro para restaurá-lo e o conversível acabou preso no celeiro de sua fazenda, produzindo zapallos, dividindo o espaço com outros carros que estavam em estado de ruína. Foi em 2009 que a BMW soube da existência desse 507 e enviou uma procissão para convencer Castor: eles fizeram isso, levando o vermelho e o azul de Elvis para restaurar os dois, embora o que pertencia ao cantor fosse ficar em Munique para junte-se ao museu da marca.
O carro viajou para a Alemanha por contêiner e, após sua chegada, passou por uma extensa restauração. A troca de motor que Tommy Charles havia feito (ele colocou um Chevrolet V8) causou danos significativos porque acabou com o corte do chassi.
Milhares de horas de trabalho foram gastas na BMW para restaurá-lo. Sua carroceria de alumínio foi separada de seu chassi de aço, a tinta vermelha foi removida de todos os seus painéis e os restos de seu interior foram restaurados, removendo a ferrugem praticamente à mão.
No entanto, muitas peças tiveram que ser remanufaturadas, pois nem o BMW Group Classic possuía peças de reposição para todas as peças necessárias. Moldes originais foram usados para sua produção, eles trabalharam com seus fornecedores originais e até a impressão 3D foi usada. O motor foi reconstruído com peças de reposição, porque encontrar outro V8 daqueles anos seria praticamente impossível.
O 507 foi repintado em Feather White, seguindo os processos usados na década de 1950. Assim, eles cumpriram o desejo de Jack Castor de recuperar o carro com a cor com a qual havia sido entregue a Elvis e que foi assediado por seus fãs.
“Se ele estivesse interessado apenas no dinheiro, teria sido um erro entregar o carro à BMW. Mas quero que seja restaurado e que as pessoas gostem. Isso é mais importante do que ganhar alguns milhões de dólares ”, disse Castor na época em que se separou de um carro esportivo tão emblemático com tanta história.
Os dois BMW 507, o branco e o azul, que Jack Castor tinha em seu armazém, foram apresentados ao mundo em 2016 como as estrelas do Concurs D’Elegance em Pebble Beach, Califórnia, a mais importante exposição de carros clássicos. O dono deles não pode vê-los pois o mesmo morreu em 2014.