O dia em que Nina Simone convidou o povo negro a fazer uma revolução

Publicado em 27/08/2020
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Do jornalista Jack Whatley: Quando os hippies e excêntricos chegaram a Woodstock em 1969, havia um outro evento especial acontecendo naquele ano. O Festival Cultural do Harlem, que, entre outras coisas, recebeu Nina Simone no palco pelo que se tornaria um cenário lendário.

O evento convidou centenas de milhares de foliões para o local e viu algumas performances incríveis no fim de semana como Stevie Wonder, B.B. Rei e muito mais. Mas, sem dúvida, Simone foi o destaque. Abaixo, estamos olhando para a impressionante performance de “Revolution” da antológica cantora.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O Harlem Cultural Festival foi uma série de seis shows gratuitos realizados no extremo norte do Central Park, em Nova York, no verão de 69. Foi uma celebração da juventude, cultura e poder negro que alguns apelidaram de ‘Black Woodstock’. A polícia de Nova Iorque se recusou a fornecer segurança para os shows, o que os Panteras Negras fizeram e deram o tom para o evento revolucionário.

Além de ser realizado sem muita dificuldade, o evento mostrou que a cobrança pelos direitos civis dos anos sessenta era apenas o começo – algo que hoje parece ainda mais importante.

Em meio a tensões e lutas raciais, a música sempre foi uma parte unificadora da sociedade. Aqui, Nina Simone sobe ao palco para não unir exatamente o povo de Nova York e o mundo, mas para permitir que sua voz se torne a mesma voz de inúmeros afro-americanos em todo o mundo ocidental.

Subindo ao palco, Simone disse: “Vocês estão prontos, negros? Você está pronto? Você está pronto, homem negro, juventude negra, mulher negra, todo mundo negro? Você está realmente, realmente, realmente pronto? ” Foi um chamado armado de Simone que, a essa altura, havia se tornado uma figura de liderança em igualdade racial e orgulho negro. Enquanto sua performance na época estava cheia de hits, uma música parece muito mais pertinente que as demais. ‘Revolution’.

Escrita por Simone e Weldon Irvine, a faixa não apenas toca as raízes do jazz de Simone e seu impressionante poder vocal, mas também destaca a verdadeira voz da cantora sobre o racismo e o lugar da sociedade negra nos anos sessenta na América – infelizmente, sendo uma história semelhante a estes dias. No entanto, a faixa oferece uma visão do futuro repleta de esperança e mudança.

VEJA TAMBÉM: Irmã gêmea? Garota idêntica à Anitta viraliza na web e ganha milhares de seguidores

A performance muitas vezes foi divulgada como uma das melhores de Simone, pois ela não apenas parece apaixonada por sua letra, mas também se sente genuinamente envolvida e absorvida pelo evento. Apesar de ter sido amplamente frequentado e com algumas performances impressionantes, graças ao racismo institucional da América, o Harlem Cultural Festival nunca mais seria realizado.

Assista abaixo como Nina Simone apresenta uma apresentação impressionante do ‘Revolution’ no Harlem Cultural Festival em 1969.

(Texto do site FarOutMagazine)

https://youtu.be/3F8Cqp7smwM

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio