Colaborações entre diferentes artistas parecem estar em alta na cena musical hoje em dia. Embora, na verdade, seja uma modalidade de longa data com resultados infinitos. Entre as mais bem-sucedidas, celebradas e marcantes está, sem dúvida, “Under Pressure”, a música composta e gravada por Freddie Mercury com o Queen e David Bowie que apareceu como o pico de maior relevância dentro do débil Hot Space, álbum que a banda lançou em 1982 .
Em meados de 1981, Freddie Mercury, Brian May, Roger Taylor e John Deacon estavam em seu próprio estúdio localizado em Montreux (Suíça) preparando o material para o que seria o álbum sucessor do tremendo sucesso The Game, além do aparecimento de Greatest Hits I e a trilha sonora do filme Flash Gordon. David Bowie, que na época morava nas proximidades do estúdio, havia sido convidado a adicionar coros na música “Cool Cat”, mas como o grupo não tinha ficado satisfeito com essas gravações, decidiu-se finalmente deixar a versão original sem a participação de tão ilustre visita.
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Foi então que, no meio de uma batida de rock clássico dentro do estúdio, Bowie sugeriu que a banda tentasse escrever algo juntos. Naquela época, o Queen dava os primeiros toques em “Feel Like”, uma música composta por Roger Taylor que, embora já tivesse as partes de guitarra quase definidas, o ritmo da bateria a meio tempo, a linha de baixo que iria para a história (que Deacon atribuiu a Bowie, mas posteriormente confirmado por Taylor como a criação absoluta do baixista) e as melodias vocais, tanto as letras quanto os arranjos gerais ainda não foram encerrados.
Neste contexto, Bowie não só se envolveu no trabalho, mas também passou a liderá-lo e dar diretrizes a esse respeito, algo a que o grupo não estava acostumado. A respeito dessa situação em particular, o próprio May se manifestou em 2008: “Embora tudo parecesse estar correndo bem nas sessões, a montagem do tema foi carregada de tensão. Foi muito difícil porque nós quatro já tínhamos personalidades fortes e brigávamos muito toda vez que enfrentávamos uma gravação. Mas agora tínhamos David que, embora todos nós considerássemos uma estrela, também tinha muito caráter.“
Além desse clima incomum e sem precedentes para o grupo, Bowie e Mercury desenvolveram grande parte das letras, improvisando frases soltas no ar e juntando-as no estilo conhecido como “cortar e colar”, método que o criador de “Ziggy Stardust” já havia adotado em suas últimas composições.
Em uma primeira instância, a letra original de Taylor girava em torno do lamento pelo amor perdido. No entanto, assim que Bowie assumiu o cargo, a música (que de “Feel Like” foi rebatizada primeiro de “People on Streets” e finalmente “Under Pressure“) se transformou em um grito apocalíptico que combinava medo e empatia, sentimentos que o diretor David Mallet magistralmente transferido para o respectivo videoclipe combinando imagens de engarrafamentos, trens de passageiros transbordando, tumultos, explosões e manifestações de rua com cenas em preto e branco de filmes mudos da década de 1920, multidões em concertos e várias fotos de casais se beijando.
Outro ponto de conflito nas já tensas sessões de gravação, que também desencadearam uma feroz guerra de egos (em particular entre Mercury e Bowie), surgiu quando o Duque Branco exigiu administrar a mixagem final da música, instância que historicamente sempre foi reservada para Queen e seu engenheiro de som Reinhold Mack.
Assim que o ânimo se acalmou, Bowie participou, mas mais tarde foi o próprio Mack quem reconheceu que o processo “não tinha corrido bem”. A mesma opinião teve Brian May, que confessou que se dependesse dele, voltaria a mixar. Embora o lendário guitarrista nunca pudesse cumprir esse desejo, de alguma forma ele se vingou em 1999 quando, junto com Roger Taylor, contribuiu para “Rah Mix”, um remix dançante de “Under Pressure” incluído no álbum. Maiores sucessos III .
Em 26 de outubro de 1981, “Under Pressure” foi finalmente lançada. E para além das vicissitudes e contratempos vividos durante o processo de gravação, a canção (que foi assinada pelos cinco músicos) foi instantaneamente aclamada por unanimidade tanto pelo público como pela crítica, por não considerá-la apenas uma das melhores composições de Queen e David Bowie, mas uma das mais destacadas de todos os tempos.
A canção alcançou a primeira posição na parada de singles do Reino Unido, sendo a segunda criação do Queen por estar localizada nessa posição em seu país natal (após “Bohemian Rhapsody”, em 1975) e a terceira de Bowie, após a reedição. de “Space Oddity” em 1975 e “Ashes to Ashes” em 1980. Também apareceu no Top 10 em mais de dez países e em janeiro de 1982 subiu para a posição 29 na Billboard Hot 100 nos Estados Unidos.
Alguns anos após o seu lançamento, mais precisamente em 1990, a canção “Ice, Ice Baby”, do Vanilla Ice, foi denunciada por plagiar “Under Pressure”. Principalmente por levar sem permissão e na íntegra a linha musical interpretada pelo contrabaixo. Embora a princípio o rapper se recusasse a reconhecer, ele logo não teve escolha a não ser chegar a um acordo extrajudicial para evitar uma próxima instância no tribunal, dada a obviedade do caso.
Desde sua aparição, “Under Pressure” foi incluída na lista de canções de quase todos os shows ao vivo do Queen, tanto com Freddie Mercury quanto com Paul Rodgers e Adam Lambert. No entanto, infelizmente a performance gravada como um dueto entre Mercury e David Bowie nunca poderia ser repetida no palco. Nos shows do Queen, é Roger Taylor que geralmente assume a parte vocal de David.
A partir da Outside Tour em 1995, David Bowie acrescentou a música à maioria de seus shows, com a baixista Gail Ann Dorsey cuidando dos fragmentos vocais de Freddie Mercury, um momento memorável que o público argentino pôde desfrutar durante a segunda visita do artista britânico em Buenos Aires realizada em 7 de novembro de 1997 no estádio Ferro.
Além das inúmeras ocasiões em que essa música foi tocada ao vivo, muitos concordam que a versão mais comovente e comovente de “Under Pressure” foi aquela tocada em abril de 1992 pelo próprio David Bowie, na companhia de Annie Lennox e os membros remanescentes do Queen. A apresentação ocorreu num concerto de homenagem a Freddie Mercury no Estádio de Wembley, perante mais de 72.000 almas presentes e milhões de telespectadores que o seguiram na televisão numa transmissão que ficou para a história.