Os primeiros meses das mamães e papais é marcado por um pensamento: “meu recém-nascido chora muito”. Nesse momento, os pais podem se sentir impotentes e, assim, acabar ficando preocupados com a motivação do choro do bebê.
Inúmeros sistemas conectam diretamente mamãe e bebês por via hormonal, física e emocional. A conexão com o cordão umbilical permite a transmissão de substâncias que informam sobre o ambiente, regime de nutrientes e, principalmente, ativam em graus variados as vias de stress do bebê.
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
Com o nascimento, esse vínculo se perpetua com simples atos de alimentar, manter limpo, ajudar a dormir e se posicionar.
“Tudo depende do contato entre os corpos. Sim, 20 segundos de abraço liberam ocitocina, o neurônio do amor e da confiança, que por coincidência estimula a produção do leite!
Se o bebê chorar, converse, toque e se ele não se acalmar, ponha no seu colo, não tem problema.” Explica Carolina Setti, idealizadora do método Desetti.
Na medicina Antroposófica, mamãe e bebê são tratados como um único ser até os 2 anos de idade. Já na medicina Ayurveda, consideram-se unidos até os 7 anos. Hoje se entende que o bebê é continuidade de seu núcleo familiar. A forma de se expressar, nível de stress, segurança, rede de apoio, boas e más experiências, influenciam no estado geral dos bebês e criam os parâmetros para suas experiências futuras.
Um bebê chora quando sente que algo está preocupando sua mamãe, capta as alterações no ritmo cardíaco, respiratório e apenas sabe se está confortável ou não. Assim, ativam-se os circuitos de fuga, luta, congelamento, em oposição ao estado de relaxamento. O choro é a forma mais primitiva de comunicação. Ele vai ocorrer em qualquer tipo de tentativa do bebê pedir ajuda, socorro, reclamar, cantar, mostrar que está se esforçando.” Exemplifica a Dra.
Enfim, bebês choram e aos poucos você saberá diferenciar cada uma deles. Assim, muitas vezes, tratamos a mamãe para que seu bebê melhore. Portanto, se quer o melhor para seu bebê, cuide também de você! Converse, explique quando for tirá-lo da quietude, cante, e se perceber que seu bebês chora mais que 3 horas somadas no decorrer de um dia, busque ajuda profissional.
Conteúdo produzido por Andréia Oliveira e enviado por Joyce Silva.