Uma das amigas mais antigas de Freddie Mercury vai leiloar uma coleção íntima de 1.500 itens pertencentes à estrela do Queen, incluindo algumas de suas letras manuscritas e figurinos extravagantes.
O cantor construiu a coleção ao longo de 30 anos e guardou tudo em sua casa no oeste de Londres. Quando ele morreu em 1991, ele deixou a casa e seu conteúdo para Mary Austin.
Carregando...
Não foi possível carregar anúncio
Sendo assim, ela começou falando sobre uma pintura que o cantor comprou. “Está pendurada de frente para o sofá para Mercury pudesse vê-la. Estima-se que alcance entre £ 400.000-600.000. Você vê o espectro de seu gosto”, disse Austin, falando exclusivamente à BBC.
“É uma coleção muito inteligente e sofisticada.”
Um destaque da venda será a letra de trabalho manuscrita de Freddie Mercury para um dos maiores hinos do Queen, We Are The Champions, incluindo harmonias e acordes, escritos em nove páginas. Espera-se que eles sejam vendidos por £ 200.000-300.000.
Espera-se que a letra de trabalho inédita de Killer Queen, escrita em uma única folha de papel em preto Biro em 1974, alcance £ 50.000-70.000.
Austin disse que a letra foi particularmente difícil de se separar, porque mostra “para mim, o lado mais bonito” do homem a quem ela era devotada.
“Você está olhando para o processo do artista, do trabalho em andamento”, acrescentou ela. “Os riscos, o repensar, a reformatação.”
Mas agora Austin decidiu vender a coleção, “porque preciso colocar meus negócios em ordem”, explica ela.
Austin, pontua: “Chegou a hora de tomar a difícil decisão de encerrar este capítulo muito especial da minha vida”.
E além de alguns “presentes pessoais” e fotos dos dois juntos, Mary Austin está vendendo de tudo. “Decidi que não seria apropriado guardar as coisas. Se eu fosse vender, teria que ser corajoso e vender o lote.”
Assim, as roupas de palco de Mercury serão vendidas, incluindo macacões de lantejoulas, sapatos brilhantes e pele falsa, coroa de veludo vermelho e strass e capa combinando que ele usou durante sua última turnê com o Queen na década de 1980.
Ele os mantinha em um camarim forrado de espelhos.
Há itens pessoais na venda também. O telefone que ele mantinha ao lado de sua cama, um balcão de mármore especialmente encomendado e bancos de bar combinando, guardanapos de coquetel com monograma bordados com um F verde e um pequeno bigode de prata.
Há também seu colete favorito, usado em seu último vídeo, These are the Days of Our Lives, de 1991.
Os painéis de seda de vermelho, verde e roxo são pintados à mão com os gatos do cantor: Delilah, Golias, Oscar, Lily, Romeo e Miko.
Todos os 1.500 itens serão exibidos na Sotheby’s em Londres no verão em uma sequência de galerias especialmente projetadas, dedicadas a um aspecto diferente da vida de Mercury, antes de serem vendidas em setembro.
Espera-se que o leilão alcance mais de £ 6 milhões e parte dos lucros serão doados para instituições de caridade.