Sucesso de Elvis Presley demorou só 20 minutos pra ser escrito

Publicado em 05/11/2020
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Elvis Presley vendeu mais de 50 milhões de discos ao longo de sua carreira, mas, uma de suas principais canções foi escrita em 20 minutos – ‘It’s Now or Never‘.

O jovem de 23 anos nunca viu batalha, mas estava estacionado em Friedberg, Alemanha, para cumprir seu recrutamento de dois anos. Em 1960, no final de seu tempo no exército, Presley se apaixonou por uma música que acabaria se tornando sua faixa inesquecível It’s Now Or Never.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

It’s Now Or Never foi lançado em 1960 e passou oito semanas no topo das paradas no Reino Unido. Em 2005, foi anunciado que o single vendeu mais de 25 milhões de cópias em todo o mundo.

LEIA TAMBÉM: Compositor critica arrogância de Gusttavo Lima após ficar milionário com hit do cantor

Ficou na história como a canção internacional mais vendida de Elvis de todos os tempos. A inspiração de It’s Now Or Never veio da canção napolitana O Sole Mio, no entanto.

Depois de ouvir a versão em inglês da música – There’s No Tomorrow – enquanto estava na Alemanha, Elvis contou à sua gravadora sobre sua ideia. Elvis mostrou a música a seu editor, Freddy Bienstock, que o estava visitando na época.

Ao retornar ao seu escritório em Nova York, Bienstock saiu em busca de alguns compositores. A editora acabou encontrando Aaron Schroeder e Wally Gold, que começaram a trabalhar na versão de Elvis da música imediatamente.

No livro de 1986, Behind The Hits, de Bob Shannon, Wally Gold foi citado ao dizer que gravou a canção icônica em pouco menos de meia hora.

Gold disse: “Aaron escreveu outros sucessos, eu escrevi outros sucessos. Mas uma música que terminamos em 20 minutos a meia hora foi a maior música da nossa carreira.

Pouco depois de Gold e Schroeder escreverem a música, Elvis voltou de seu serviço e gravou a faixa em 3 de abril de 1960. Apenas três meses depois, Elvis lançou a música em 5 de julho de 1960, lançando a música mais vendida de sua carreira.

Antes de Elvis se tornar um nome familiar, no entanto, ele lutou para ser assinado.

Uma carta de rejeição da Monarch Records foi revelada recentemente, mostrando como a empresa disse que sua música não venderia. A correspondência do executivo da gravadora, Nate Duroff, foi endereçada a Sam Phillips, produtor e proprietário da Sun Records.

Dizia: “Tenho conversado com outro distribuidor local a respeito de aceitar sua linha.”

A carta continuava: “Dei a ele amostras de seus últimos lançamentos e ele é da opinião que os discos de Elvis Presley não venderiam em Los Angeles. Eu sei com certeza que Western e Hillbilly aqui ‘fede’ no que diz respeito às vendas. [O distribuidor] Sr. Diamond também diz que o Southern Blues também é muito fraco nas vendas. Ele sugere que um Rock and Roll no western ou caipira, como os discos de Bill Haley, se moveria bem aqui.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio