Legado

Sergio Mendes morre como o único brasileiro a emplacar mais músicas no top 10 dos EUA

O músico morreu nesta sexta-feira (6), aos 83 anos, em Los Angeles

Publicado em 06/09/2024
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O músico Sergio Mendes morreu nesta sexta-feira (6), aos 83 anos, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Conhecido mundialmente como astro da música brasileira, ele é responsável pelo maior número de vezes de um artista a figurar na Billboard Hot 100, a principal tabela de músicas dos Estados Unidos.

Para quem não sabe, o pianista foi o único a a alcançar o quarto lugar do chart em duas ocasiões: em 1968, com ‘The Look of Love’, e em 1983, com ‘Never Gonna Let You Go’. Além destas, ele também colocou outras 12 no top 100 americano.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Em entrevista ao portal G1, concedida em meados de 2020, Sergio Mendes fez um balanço sobre o fato histórico alcançado apenas por ele, como figura brasileira, até hoje. “Eu não faço disco pensando nisso [nas paradas], faço disco pensando no que eu quero fazer com total liberdade. Eu sempre tive. Nunca segui fórmula nenhuma nem nada disso”, disse.

“A sensação é maravilhosa quando você ouve, de repente, a sua música no rádio pop americano. Você vê seu nome nos charts depois. Entra no top 10, no top 5. Uma depois da outra… É uma sensação muito boa. Eu sinto isso quando vai bem [nas paradas] do mundo inteiro”, relembrou ele.

Sergio Mendes foi um músico brasileiro conhecido no mundo inteiro, em que colaborou com grandes nomes do jazz, tendo sido vencedor de 1 Grammy, 2 Grammys Latinos, além de ter sido indicado ao Oscar em 2012, como co-roteirista com John Lenda na música ‘Real in Rio’, apresentada no filme Rio.

VEJA MAIS: Saiba quem foram os únicos brasileiros a entrar na Billboard Hot 100

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio